13 de junho de 2013

Saubara faz 24 da emancipação política


Treze de Junho. O Brasil inteiro rende louvores a Antônio, o Santo Casamenteiro. Saubara, a 98 km de Salvador tem mais um motivo a comemorar nessa data. Fazem 24 anos da emancipação política de Santo Amaro da Purificação.

A jovem cidade tem muito a comemorar. Além do legado histórico de no passado ter contribuído no processo de consolidação da Independência, possui um valoroso acervo de manifestações culturais, patrimônio da Bahia.



Terno de reis, Chegança dos Mouros, Samba de Roda, a Barquinha. Diversidade não falta na mística e folclórica Saubara.


A filarmônica São Domingos de Gusmão, patrimônio do Recôncavo. Com mais de 200 anos, estará nas ruas celebrando a data que terá ainda alvorada, procissão para homenagear o Santo do dia e atividades cívicas.

A sambista Isabel Nogueira empresta a bela voz no show ao final do dia. A festa continua na próxima Semana, com inaugurações das Praças 13 de Junho e 4 de Agosto. As obras foram prejudicadas por causas das fortes chuvas dos últimos dias.

HISTORIAS OUTRAS


Inicialmente batizado pelos índio como ‘’Sauvara’’ em referencia as saúvas , espécies de formigas grandes, encontrada em abundancia nessa região, a letra ‘’V’’ foi substituída pelo ‘’B’’ com a colonização espanhola.

Em 1685 o município se desenvolveu aparte da construção da igreja São Domingo de Gusmão, construída pelos moradores da Ponta de Saubara – região a beira-mar fundada pelo fidalgo português Braz Fragoso – para que os protegessem em alto mar.

A igreja é constituída de pedras e óleo de baleia, ela serviu de quartel general nas lutas pela independência da Bahia, onde do seu alto podia-se avistar os portugueses vindos do mar para o ataque.

Informações ascom Saubara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...