15 de fevereiro de 2014

Blitz do IPVA volta ao interior da Bahia este mês


foto divulgação

As blitzes para abordagem aos contribuintes em débito com o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) serão reiniciadas neste mês em cidades do interior baiano. 

As primeiras operações deverão ocorrer na próxima semana em Juazeiro e em Santo Antônio de Jesus. Estão previstas ainda ações em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Itapetinga, Alagoinhas e Irecê.


As blitzes envolvem equipes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Polícia Militar e prefeituras. Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados em 2013 por terem débito acima de R$ 500 de licenciamento com o IPVA.

Do total, 91 mil são do interior. Para evitar que o débito seja inscrito em dívida ativa, o contribuinte deve regularizar a situação fiscal por meio do pagamento integral ou parcelamento.

Segundo o diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Félix, as blitzes são um importante reforço na fiscalização, já que sinalizam, para os contribuintes, o risco de ter os veículos apreendidos numa abordagem. 

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor do débito, podendo se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar e evitar que haja apreensão e reboque.

Após o pagamento do tributo, o contribuinte precisa regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo número 0800 071 0071.


Tabela

Neste ano, o valor médio geral do IPVA teve redução de 5% conforme a tabela disponível no site da Sefaz, que contém ainda o calendário de pagamento do imposto. Conforme a tabela, os automóveis apresentam redução média de 4,6%. Para as motos, a diminuição é de 5,8% em média. Também em percentuais médios, proprietários de caminhões vão pagar menos 2,6%, de ônibus e microônibus (2,1%) e de veículos utilitários (3,8%).

Os valores de 2014 poderão ser consultados no site da Sefaz, no canal Inspetoria Eletrônica - IPVA - Base de Cálculo dos Veículos Automotores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...