23 de novembro de 2014

Livro sobre manifestação religiosa de Santo Amaro será lançado nesta segunda


Foto: Divulgação / Secult

O livro "Bembé do Mercado", que trata da festa religiosa de Santo Amaro da Purificação, será lançado nesta segunda-feira (24) pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), às 17h, na sala Kátia Mattoso, na Biblioteca Central dos Barris, no Centro de Salvador. 

O Bembé ocorre todos os anos desde 1889 e é realizado pelos adeptos do candomblé, além de pescadores e comerciantes de Santo Amaro. 


Na festa, eles comemoram a abolição da escravatura (daí acontecer sempre no dia 13 de maio), e agradecem aos orixás Iemanjá e Oxum. A publicação tem como base estudos realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e conta com 160 páginas, mais de 170 imagens entre fotografias, mapas e infográficos e é acompanhado de um vídeo documentário de 52 minutos. 

No livro, há ainda depoimentos de participantes e organizadores da festa, a exemplo de Maria Umbelina Santos Pinho, a Mãe Belinha, que participa também do evento. 

Durante o lançamento, também serão debatidas políticas de salvaguarda da cultura afro-brasileira que, de acordo com o gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC, Roberto Pellegrino Filho, "têm a ver com a questão da educação patrimonial, pois é por meio dela que as pessoas entendem o que é o patrimônio e têm a noção de pertencimento e identidade".

 A cerimônia de lançamento integra a 12ª edição do 'Conversando com a sua História', uma iniciativa do Centro de Memória da Bahia e da Fundação Pedro Calmon, cujo objetivo é preservar e difundir a memória histórica, trazendo à comunidade discussões e abordagens atuais sobre os temas programados. Bahia Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...