27 de março de 2015

CTR reúne prefeitos para criação do Consórcio de Saúde da Região do Recôncavo

Com o objetivo de solucionar os problemas comuns na área de saúde na Região do Recôncavo Baiano, o presidente do Consórcio do Território do Recôncavo (CTR) e prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas se reuniu na manhã desta quinta-feira, 26/03, no Hotel Fazenda Alto Alegre, em Dom Macedo Costa.

Estavam presentes os prefeitos Milton Rabelo, de Nazaré, Armando Neves, de Conceição do Almeida, Francisco Ferreira, de São Felipe, Clóvis Penine, de Muniz Ferreira, Humberto Leite, de Santo Antônio de Jesus, Carlos Pereira, de Cachoeira, Eduardo José de Macedo, de São Félix e Radamam Barreto, de Varzedo.
 
Na reunião além de uma apresentação do Diretor Administrativo e Patrimonial, Antônio Cássio Vieira, do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão que falou sobre os desenvolvimentos e benefícios dos municípios consorciados, também apresentou todos os projetos executados, custos, despesas, equipe, sede e fotos para melhor transmitir a força da união entre municípios. “Este é um bom momento político, em que o prefeito não pode pensar isoladamente em seu município.

O Consórcio só é bom se atender a todos os nossos municípios. Só teremos resultado se nos respeitarmos e defendermos nossos interesses em conjunto. Parabenizo ao CTR pela iniciativa e tem tudo para dar certo e se tornar referencia em outras regiões”, disse Antônio Cássio. 

Também foram discutidos planejamentos estratégicos de 2015 – 2016, conclusão da estruturação do consórcio e planos para melhorar o atendimento nos municípios, facilitando o acesso da população a exames específicos, através da parceria das Prefeituras com o CTR.

O novo projeto oferecerá um serviço ampliado de atendimento, com novos equipamentos, profissionais qualificados e a criação de um espaço Multiclinica – Centro de Diagnósticos, que oferecerá aos munícipes das cidades que aderirem o consórcio exames como: ressonância magnética, tomógrafo, exames cardiológicos, ultrassonografias, endoscopias, entre outros. “Temos que unir forças para trabalhar de forma uniforme, de maneira que todos os municípios possam prestar um atendimento de qualidade para a população. 

Com o consórcio vamos poder distribuir melhor os serviços através de um gerenciamento coletivo e poderemos captar direto com o Governo Federal mais recursos para toda a região. Essa ação pioneira na região visa nos fortalecer, economizar custos e maximizar os benefícios da população.

Certamente, com mais recursos e força vamos continuar atuando para oferecer uma saúde com mais qualidade e agilidade para toda Região. Em Sapeaçu não será diferente”, disse Jonival Lucas. Na oportunidade foi elaborado e criado um protocolo de intenção assinado pelos presentes para ser encaminhado ao Governador do Estado da Bahia, Rui Costa para consolidação do Consórcio de Saúde. 

Além de reunir nove prefeitos e representantes municipais da região, participaram também do evento o Secretário Executivo do CTR, Eladio Bahia, Secretário de Administração Planejamento e Finanças de Sapeaçu, Raimundo Araújo, Diretora de Promoção e Assistência a Saúde de Sapeaçu, Emmanuelle Daltro, Secretário de Meio Ambiente de Dom Macedo Costa, Sidnei Rodrigues, o representante da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), João Carlos dos Reis, além de autoridades do poder público, executivo e legislativo.

O CTR foi formado em 2014, atualmente representa o esforço conjunto de 14 municípios do Recôncavo Baiano: Sapeaçu, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, Muniz Ferreira, São Felipe, Nazaré, Varzedo, São Félix, Cabaceiras do Paraguaçu, Muritiba, Santo Amaro, Governador Mangabeira, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus, com o objetivo de superar os problemas comuns em ares distintas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...