18 de março de 2015

Melhor em Casa leva atendimento e conforto a pacientes que não podem se deslocar até o hospital em Santo Amaro

Humanização, acolhimento, cuidado com o ser humano, amor ao próximo, é o que os profissionais da saúde oferecem e dedicam aos pacientes do município de Santo Amaro. 
 
Raimundo dos Santos, ex- pescador, 54 anos, morador do Bairro da Caeira, é um dos pacientes que recebem o atendimento domiciliar, através do Programa Melhor em Casa.


O Melhor em Casa é um Programa do Governo Federal que oferece atendimento domiciliar gratuito para pacientes com dificuldade de locomoção e acamados. O serviço é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Santo Amaro e conta com uma equipe completa de profissionais. Médico, enfermeiro, assistente social, técnica de enfermagem, nutricionista e fisioterapeuta.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, estudos apontam que o bem- estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças.


Ao acompanhar de perto a vida destes pacientes, os profissionais criam um elo forte e se tornam parte da vida dessas pessoas. Na Sede e nos Distritos, os pacientes aguardam ansiosos a visita da equipe.

Com um sorriso no rosto, o ex- pescador, Raimundo dos Santos, apelidado carinhosamente pela equipe, por seu Rai, demonstrou uma lição de vida para todos. 

Disse emocionado que o mais importante em sua vida é a família e não deixava de sorrir em nenhum momento. Sem poder se locomover, seu Raimundo recebe o auxilio da família, dos amigos, vizinhos e conta com a ajuda profissional da equipe. A fisioterapeuta, Fabiana Lima, faz os exercícios e observa atentamente a evolução do paciente.

Nutricionista, técnica de enfermagem, assistente social, enfermeira cuidam igualmente do paciente. Após os procedimentos, a equipe se despede e já avisa o dia da visita seguinte. Seguindo para uma série de atendimentos ao longo do dia.

Flaviano de Jesus, 62 anos de idade é também atendido pelo programa, ao receber a equipe, fez questão de falar orgulhoso da casa nova que acabou de ser reformada, em nenhum momento, seu Flaviano reclamou de problemas de saúde, embora tenha sido alertado pela nutricionista , Flávia Santos, para voltar a cumprir a dieta de forma adequada.

 “A prefeitura forneceu, através da Secretaria de Saúde, um suplemento nutricional para melhorar a alimentação do paciente, por isso é importante ele seguir a dieta que trará resultados mais rápidos para sua saúde”, explicou.



Histórias de vidas de pessoas comuns, trabalhadores, mães e pais de família, crianças, adolescentes que lutam pela saúde e pela vida. A enfermeira, Jaqueline Barbosa, demonstra profissionalismo e atenção a todos os pacientes que visita. Relata com carinho a história de cada um e fala da importância do Programa. 

“O atendimento é importante para os pacientes e para o sistema de saúde, pois o programa ajuda a reduzir as filas nos hospitais favorecendo o paciente que não pode sair de casa. 

Os atendimentos podem ser realizados até três vezes na semana dependendo do quadro clínico do paciente. Se os mesmos precisarem se deslocar para os hospitais, estão à disposição uma ambulância e a unidade do SAMU”, explicou a enfermeira.


Serviço
O Melhor em Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Atualmente, cerca de 60 pacientes são beneficiados pelo programa no município. Para solicitar o atendimento, a enfermeira do Posto de Saúde solicita à Atenção Básica que direciona o atendimento ao paciente necessitado.

O Ministério da Saúde orienta:

Os pacientes terão visitas regulares das equipes e serão monitorados permanentemente. A frequência de visitas se dará conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente. Haverá a figura do cuidador, que poderá ser ou não membro da família. O cuidador será a referência da família para as equipes do Melhor em Casa. (ASCOM SAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...