7 de março de 2015

Santa Casa de Oliveira dos Campinhos corre o risco de fechar




A Santa Casa de Oliveira dos Campinhos em Santo Amaro, vem passando por uma seria crise de manutenção, com um déficit financeiro significativo que pode levar o fechamento do hospital com 147 anos de serviços prestados as comunidades.

A crise começou deste o final de 2014, com mudanças nos repasses do SUS que gerou esta crise nacional, apetando também a Santa Casa de Oliveira, existe uma conversação com o Secretário de Saúde do Estado para achar soluções para esta crise na Bahia, entretanto esta é apenas uma luz, um caminho, que talvez não chegue a tempo.



Outro fator segundo o provedor, e que tem agravado a situação da Santa Casa é o não repasse, por parte da prefeitura de Santo Amaro, dos recursos Federais que deveriam ser entregues a instituição.

Estranhamente a Prefeitura de Santo Amaro tem exigido todos os relatórios dos serviços, porém não tem retornado com os valores devidos, o PAB (Programa de Atenção Básica), Oliveira dos Campinhos é servida apenas pela Santa Casa, mas atualmente a prefeitura não vem mantendo financeiramente o hospital.

Coisa semelhante tem acontecido com a creche mantida pela Santa Casa, o Governo, passa recursos para a manutenção da creche, porém a prefeitura, que gerencias a entrega destes recursos não tem repassado este dinheiro, desta forma, a Santa Casa esta se vendo obrigada a fecha-la, são mais de 70 crianças que ficaram sem este serviço.

Continuando esta situação, provavelmente, em menos de 02 meses o hospital será obrigado a fechar. Para evitar isso políticos da região, empresários e população em geral tem feito doações em alimentos e material de consumo.

Se alguém quiser fazer doações em dinheiro por fazer o deposito identificado no Banco do Brasil na Conta 0059-0 / Agencia 3268-9. 

Para tirar qualquer duvidas ligar para os telefones (75) 3208-1172 ou 3208-1176.


Provedor da Santa Casa, Sr. Mauricio e a Irmandade, se reuniram neste sábado, 07 de março de 2015, para debaterem sobre os problemas e acharem soluções.


A Santa Casa de Oliveira dos Campinhos tem atendido 26 municípios da Bahia, principalmente com cirurgias de catarata, onde chega a ser referencia no estado.

Berçário: 51% dos atendimentos no pais são feitos pelas Santas Casas, caso uma saída para a crise nacional não seja encontrada, será instaurado o caos na saúde nacional.

Centro Cirúrgico: A Santa Casa tem conseguido receber equipamento do Governo graças ao auxilio do Deputado Antônio Brito, que conseguiu trazer um centro cirúrgico equipado, Raio-x, leitos e outros equipamentos.



Bastante envolvida com a comunidade de Oliveira dos Campinhos, a Santa Casa mantinha uma creche com mais de 70 anos, entretanto, devido a crise será obrigada a fechar, devido aos recursos do Governo estarem sem liberação por parte da prefeitura local. 

3 comentários:

  1. Só temos que lamentar toda esta situação, por outro lado, a propaganda afirma, que a saúde vai bem, vem chegando 2018, vem depressa.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena se isso acontecer,pessoal vamos ajudar ,precisamos muito da Santa Casa !

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a nossa população não se manifesta para mudar a situação dos hospitais de nosso Município, além da Santa casa de Oliveira dos campinhos também temos os hospitais da sede que a cada dia vem capengando muito mais, a população tem que se mobilizar para termos uma saúde de qualidade, a Santa Casa de Oliveira mesmo nessa situação ainda promove uma saude de qualidade para sua população e para Municipios vizinhos. Temos que ir as ruas nos mostrar na midia televisionada, para saberem que existimos.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...