12 de maio de 2015

Santo Amaro: Ministro Juca Ferreira confirma presença no Bembé

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, confirmou presença na Festa do Bembé do Mercado, que acontece nesta quarta-feira (13/05/15) na cidade de Santo Amaro, região do Recôncavo baiano.
A festa tem 126 anos – começou em 1889 – e é chancelada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012 através de dossiê do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).




Nascido em Salvador, sociólogo de formação, com 66 anos de idade e 47 deles dedicados à política pública, Juca Ferreira, tem um olhar especial no MinC para o patrimônio imaterial, representado pelas festas, manifestações populares, saberes culturais, ofícios, modos de ser e do fazer cultural da população brasileira e baiana. Essa política vem sendo implantada principalmente via ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“Juca Ferreira é uma referência para a política pública cultural no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário-Executivo do MinC (2003-2008), ele e o então Ministro Gilberto Gil. Foi com Juca Ferreira que os bens imateriais ou intangíveis do Brasil e da Bahia começaram a fazer parte do projeto político-institucional do país”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos.
Além do ministro, já confirmaram presença a presidente nacional do IPHAN, Jurema Machado, o superintendente do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim, o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, e o diretor geral do IPAC, arquiteto João Carlos, dentre diversas outras autoridades federais, estaduais e municipais, além de personalidades artísticas.
TERREIROS – A Festa do Bembé reúne população de 42 terreiros de candomblé do Recôncavo baiano. Santo Amaro está a 78 km de Salvador. O Ministro da Cultura deve chegar à festa a partir das 19 horas de 13 de maio.
É neste dia que o Governo do Estado da Bahia, através da SecultBA/IPAC, lança a nova edição livro ‘Festa do Bembé’ e um videodocumentário, ambos produzidos pelo IPAC. Às 21 horas acontecerá o ‘Xirê’, palavra Yorubá que significa roda ou dança utilizada para reverenciar e festejar os Orixás.
Bembe12
 Na oportunidade, e com a presença do Ministro Juca Ferreira, o Secretário de Cultura do Estado assinará dará posse do arquiteto João Carlos de Oliveira como diretor geral do IPAC como diretor geral do IPAC. A nomeação ocorreu via decreto do governador no início de março deste ano (2015).

 A publicação do IPAC tem 160 páginas com mais de 170 imagens entre fotografias, mapas e infográficos. O vídeo tem 52' (cinquenta e dois minutos) com depoimentos de participantes e organizadores da festa.

 CONSELHO – “No evento também será empossado o Conselho Gestor da Festa do Bembé, que é um colegiado formado por integrantes da comunidade local e dos poderes públicos para monitorar a manifestação cultural de modo a garantir a sua proteção, continuidade e evitar a sua descaracterização”, diz o diretor geral do IPAC, João Carlos.

Bembe13
 A Festa do Bembé acontece desde que os escravos da região foram às ruas comemorar a abolição da escravatura. João Carlos explica que o Bembé é uma manifestação religiosa celebrada a partir de 1889 formada por praticantes de religiões de matriz africana, comunidades de pescadores e comerciantes de Santo Amaro.

Neste ano, a festa conta com apoio financeiro do MinC, além da articulação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), este último vinculado também à SecultBA.

 O livro integra a coleção ‘Cadernos do IPAC’ que já lançou Festa de Santa Bárbara, Carnaval de Maragojipe, Desfile dos Afoxés e Ofício de Vaqueiros, na categoria de Bens Culturais Intangíveis. No segmento dos Bens Materiais – edificações e obras de arte – foi lançado um livro intitulado Conjunto Escola Parque.

 Atualmente, a Festa começa na Praça do Mercado Municipal, em Santo Amaro. As comemorações terminam na Praia de Itapema com presente para as águas às 11 h de domingo, dia 17, na Praia de Itapema. (PROGRAMAÇÃO ABAIXO). Às 19h00 do dia 13 acontecerão as posses e os lançamentos do livro e vídeo. Os festejos e cerimônias terminam na tarde do domingo (17), quando acontece almoço do Povo de Santo, no Barracão do Mercado.



PROGRAMAÇÃO – BEMBÉ DO MERCADO 2015


QUARTA-FEIRA | 13 DE MAIO


05h00 – Alvorada e preceitos no Barracão


17h00 – Apresentações de Grupos Culturais – Capoeira Raízes e Estilo, Capoeira Raízes da Terra, Burrinha de Acupe, Capoeira ACARBO, Grupo Cultural de dança Oju Onirê e Samba Crioula.


19h00- Posse do Conselho Gestor do Bembé, posse do Diretor do IPAC e Lançamento do Caderno 7 do IPAC, sobre o Bembé do Mercado.


21h00- Celebração religiosa no Barracão (Candomblé).


QUINTA-FEIRA | 14 DE MAIO


19h00 – Apresentações de Grupos Culturais – Nego Fugido, Capoeira Gunga, Maculelê Povivá, Caretas de Acupe, Lindro Amô e Capoeira Quilombo.


21h00- Celebração religiosa no Barracão (Candomblé)


SEXTA-FEIRA | 15 DE MAIO


19h00- Apresentação de Grupos Culturais – Nego Fugido, Capoeira Estilo e Malícia, Capoeira Angola Cativeiro, Puxada de Rede, Grupo de Dança Afro e Bumba Meu Boi.


21h00 – Show Musical – Samba Chula de São Brás


22h00 – Show Musical – Samba de Rosa Raízes de Acupe


23h00 – Show Musical – Samba de rosa Nicinha Raízes de Santo Amaro


00h00 – Show Musical – Artista de renome Nacional vinculado ao povo de Santo


SÁBADO | 16 DE MAIO


8h00 às 17h00 – XXIX Encontro de Associação de Capoeira Estilo e Malícia, com palestras, apresentações, debates.


19h00- Apresentações de Grupos Culturais – Capoeira Filhos do Cativo, Maculelê Netos de Popó, Capoeira da Liberdade, Samba de Roda, Filhos de Acupe, Mandús e Bombachos.


21h00- Celebração religiosa no Barracão (Candomblé)


DOMINGO | 17 DE MAIO


11h00- Saída do Presente para entrega na Praia de Itapema


14h00-Almoço festivo do Povo de Santo, no Barracão do Mercado.


Fonte: UPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...