11 de setembro de 2015

Segmento turístico de Cachoeira se prepara para a Flica


Profissionais de turismo e de atividades relacionadas participam de uma série de cursos neste mês de setembro, em Cachoeira.

O cronograma foi apresentado durante seminário organizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), que reuniu cerca de 70 trabalhadores e empresários no Cine Theatro do município, nesta quinta-feira (10). 


As ações visam qualificar a mão de obra local e preparar os empreendimentos para a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), de 14 a 18 de outubro.

Realizados pela Setur em parceria com o Senac e a Prefeitura Municipal de Cachoeira, os cursos são destinados a recepcionistas, camareiras, garçons, cozinheiros, guias de turismo e condutores de visitantes, ambulantes, feirantes e esteticistas da região.

De acordo com a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Ângela Gonçalves, a oferta de qualificação é resultado da integração do Estado com a Prefeitura e o trade local. “Esse é um aspecto importante para fazer as políticas públicas, e a qualificação é crucial para o bom atendimento aos turistas”, comentou a superintendente.

Cursos

Cerca de 250 vagas foram disponibilizadas e preenchidas para sete diferentes cursos, que vão de segunda-feira (14) até o próximo dia 24. Nesta segunda (14), serão realizadas duas oficinas sobre qualidade de atendimento, com carga horária de quatro horas. 

Terça e quarta-feira (15 e 16) será a vez dos workshops de boas práticas e manipulação de alimentos, com duração de oito horas. Na quinta-feira (17), a temática será a preparação de drinks e coquetéis.

Já na semana seguinte, o próximo dia 21 será dedicado à preparação de comidas de botequim, enquanto no dia 22 será a vez dos interessados em dicas para fazer saborosos petiscos.

Como forma de incentivo à valorização da cultura e estética afros, o cronograma inclui oficinas de turbantes e tranças. Serão duas turmas para o primeiro curso, no dia 23, e uma turma para quem quer aprender a fazer tranças, no dia seguinte (24).

Ordenamento

O ordenamento da atividade turística foi o mote do seminário realizado em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. O evento visa incentivar a regularização de empresas de turismo da cidade para que ofereçam serviços de excelência aos visitantes.

Obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, guias e condutores de visitantes, organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos dedicados a turistas, o cadastramento junto ao Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) - vinculado ao Ministério do Turismo - foi estimulado, com a apresentação de vantagens como o acesso a financiamento em bancos oficiais, participação em cursos de qualificação e concorrência em licitações públicas, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...