20 de novembro de 2015

Emanoel Araujo ilustre santamarense completa 75 anos


15 de Novembro foi comemorado os 75 anos de Emanoel Alves de Araujo, santamarense, Escultor, Desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo.
Este ilustre Santamarense aprendeu marcenaria com o mestre Eufrásio Vargas, e trabalhou na Imprensa Oficial de Santo Amaro. Realizou sua primeira exposição individual em 1959. 

Na década de 60, mudou-se para Salvador e ingressou na Escola de Belas Artes da UFBA. Em 1972 foi premiado com a medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença na Itália, No ano seguinte recebeu o premio de melhor Gravador. 

E em 1983 recebeu o premio de Melhor Escultor da APCA (Associação Paulista de críticos de Artes). Entre 1981 e 1983, instala e dirige o Museu de Artes da Bahia em Salvador. e Expõe individualmente no Museu de Artes de São Paulo (MASP). 

Em 1988 foi convidado para lecionar Artes Gráficas e escultura no Arts College, na The City University of New York. De 1992 a 2002, exerceu o cargo de Diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde foi responsável pela sua revitalização.
De 1995 e 1996, foi membro Convidado das Comissões dos Museus e do Conselho Federal de politica Cultural, instituído pelo Ministério da Cultura. Em 2004 foi Curador e diretor do Museu Afro-Brasil, com suas obras em São Paulo. 

Interessado na reestruturação do universo da Arte Africana, o artista enfatiza em suas gravuras, relevos e esculturas as formas geométricas, aliadas a contrastes e cores fortes. Emanoel se destacou ainda como Curador de importantes obras ligadas a imagem e cultura do negro e do indo no Brasil.
Foi criado em Santo Amaro, através de alguns Santamarense, Como Antonio Trigueiros, Professora Maria Mutti, Nazir Guidez e outros, o Instituto Cultural Emanoel Araujo, que tem como objetivo resguardar e expor importantes obras dessa carreira brilhante desse Artista Santamarense, Nacional e Internacional. 

Em fase de negociações a Direção do Instituto, vem pleiteando da Prefeitura a doação do Predio onde funcionava o antigo Pensionato Amelia Rodrigues, DETRAN, CRAS, localizado na Rua Direita. 

Para a implantação da Sede do Instituto. Salientando que as obras para adequação do Espaço correrá por conta do Instituto, não onerando em nada os Cofres Publico. Santo Amaro não pode perder a oportunidade de Repatriar as Obras deste Filho Ilustre, onde sabemos que vários países Europeus ja se manifestou interessado em suas obras.
Que nossas Autoridades se mostrem sensibilizado e façam a Doação deste Prédio. Onde Santo Amaro, chamará a atenção do Brasil e do Mundo na áreas das Artes. recebendo aqui uma gama grande de Turista. 

Espero que não fiquemos apenas no Slogan que Santo Amaro é a terra da Cultura. Que passemos realmente a ser a Terra da Cultura, e que deste instituto seja a porta para que outros artistas como Professora Zilda Paim, também encontre seus reconhecimentos. 

Na Sessão da Câmara de Vereadores realizada no dia 16 de Novembro o Vereador Justino Dos Santos, apresentou Moção nº 124/2015 de Parabéns pela passagem do Aniversario de Emanoel Araujo.

Entrevista com Antonio Trigueiros, Presidente do Instituto Cultural Emanoel Araujo. Todos nós Santamarenses temos que estar unido para a concretização desse sonho.
Posted by Georgenes Sampaio de Jesus on Sexta, 20 de novembro de 2015

Um comentário:

  1. Será que o povo de Maro Maro, não vai homenagear este ilustre, filho de Santo Amaro,( Avenida Emanoel Araújo, ou Praça Emanoel Araújo, ou Universidade Emanoel Araújo,ou Museu Emanoel Araújo.)POVO FAVOR COBRAR DOS PODERES MUNICIPAL ,ESTADUAL E FEDERAL.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...