27 de novembro de 2015

Negociação articulada pelo MP garante funcionamento da emergência obstétrica do Hospital Santo Amaro

Uma segunda reunião promovida pelo Ministério Público estadual na tarde de do dia , 26 de novembro de 2015, trouxe informações de avanços nas negociações e discussões articuladas pelo órgão com diversos atores da rede suplementar de saúde a fim de evitar o fechamento de emergências obstétricas em Salvador e ampliar o número de leitos no estado.
As tratativas provocadas pelo MP, por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon), entre o Hospital Santo Amaro e operadoras de planos de saúde, fizeram com que a unidade hospitalar decidisse manter a sua emergência obstétrica em funcionamento.

Segundo o coordenador do Centro, promotor de Justiça Roberto Gomes, que conduziu a reunião, o próximo passo é convidar outros hospitais, que nunca tiveram unidades emergenciais, para que abram novas, e os que também nos últimos anos fecharam as suas, para que as reabram.
O objetivo das reuniões será articular medidas e soluções específicas que resultem na recuperação geral da rede de assistência, uma vez que dados apresentados pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba) mostram a perda de 200 leitos em Salvador no período de uma década, com o encerramento de emergências de pelo menos cinco hospitais na capital. Além disso, foram discutidos aspectos e possibilidades para a construção de um novo modelo de assistência, que priorize as emergências obstétricas dotadas de equipes de plantonistas, com novas estratégias de financiamento dos serviços que garantam a ampliação da rede suplementar, reduzindo os impactos na rede pública de saúde.
Além do promotor de Justiça Roberto Gomes, a reunião contou com a participação do chefe da Agência Nacional de Saúde (ANS) na Bahia e em Sergipe, Danilo Alves; e de representantes do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia; do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb-BA); da Sogiba; do Instituto de Perinatalogia da Bahia (Iperba); das operadoras de planos de saúde Bradesco, Cassi, Amil, Sulamérica e Unimed; e dos hospitais Salvador, Santo Amaro e Jorge Valente.
Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446/ 0449/ 0448/ 0499/ 6502

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...