5 de janeiro de 2016

UFRB abre 1.455 vagas no Sisu 2016; inscrições começam no dia 11


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, na primeira edição de 2016, 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro próximo. 

O prazo vai até às 23h59 do dia 14. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


A inscrição estará, portanto, restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2015 do Enem e tenha obtido nota na prova de redação que não seja zero. O resultado do Enem será divulgado na sexta-feira (8) pela internet.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.

O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro próximo. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Sisu na UFRB
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 1.455 vagas no Processo Seletivo - Prosel 2016.1 pelo Sisu. As vagas estão distribuídas em 31 cursos nas áreas de Artes, Humanidades e Letras (370 vagas); Cultura, Linguagem e Tecnologia Aplicada (60 vagas); Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (390 vagas); Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (45 vagas); Ciências Exatas e Tecnológicas (190 vagas); Ciências da Saúde (100 vagas) e Formação de Professores (300 vagas).

Assim como no processo seletivo anterior, há a reserva de 10% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/LIBRAS, ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Amargosa. E de acordo com a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, 50% das vagas da UFRB são para estudantes de escolas públicas, dos quais 76,67% estão reservados aos pretos, pardos e indígenas.

Os ingressantes dos cursos oferecidos no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Cultura Linguagem e Tecnologia Aplicada e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade deverão obrigatoriamente cursar o Bacharelado Interdisciplinar ou Similar como primeiro ciclo de formação.


Para mais informações sobre o Processo Seletivo da UFRB, acesse o site www.ufrb.edu.br/prosel.

Para mais informações sobre o Sisu, acesse o site sisu.mec.gov.br.

Informações MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...