1 de fevereiro de 2016

Lavagem da Purificação mistura de sagrado e profano

Festa levou milhares de pessoas para Santo Amaro  (Foto: Luiz Tito | Ag. A TARDE)

Uma breve chuva fez com que a lavagem do adro da Igreja da Nossa Senhora da Purificação fosse literal. O evento, que aconteceu na manhã de domingo, 31, em Santo Amaro, integra a programação de cinco dias da Festa da Purificação, que começou na última sexta e segue até esta segunda, 1º, com shows e outras manifestações da cultura local.

Fiéis e foliões agradeciam juntos pelo refresco no calor e acreditavam que aquele era um sinal de renovação enviado pela padroeira da cidade.

Camila Pitanga (Foto: Instagram / Reprodução)
Fonte:Ego.Globo.com
A concentração das baianas acontecia na casa de Dona Canô, que ainda é forte referência para as celebrações em Santo Amaro. Foi de lá que saiu o cortejo comandado por mulheres com alfazemas e flores nas mãos.

Vestida de paetês dourados, a cantora Maria Bethânia emanava felicidade e parecia ter assumido o posto de anfitriã da casa no lugar da mãe. "É sempre uma alegria maravilhosa estar nessa lavagem. Viva a Nossa Senhora", disse Bethânia, enquanto estava rodeada de amigos e pequenas meninas vestidas de baianas.




9 comentários:

  1. Entendemos que o sagrado seja (AS NOVENAS DE DONA CANÔ), o profano (A LAVAGEM QUE DONA CANÔ ACOMPANHAVA). A única mistura foi a POLITICAGENS dos candidatos, com ausência do gestor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A procissão, também é o sagrado.

      Excluir
  2. Dona CANÔ deixou um legado para os filhos, e os filhos abraçam com todas as emoções, presentes na famosa, exuberante e primeira lavagem do Estado.

    ResponderExcluir
  3. Senhor prefeito que nem mora em santo amaro. Nos queremos um prefeito que more aqui. E depois das eleições permaneça na cidade natal. Quando o rio encher ele esteja presente. Quando as pessoas querer falar com ele esteja ali. Vamos abrir os olhos povo de minha cidade que tanto amo. Praça não enche barriga. E hospital sem médico 😷 a cidade chora por esse abandono ASS:TDR

    ResponderExcluir
  4. Meu povo eu fico indignado com essa situação as féstas acabaram e ficamos na mesma esquecido ruas do sacramento 3 travesa sem calçamento quando chove fica muito ruim subi e descer sei que com esse prefeito nada teremos só vem quando precisa de voto quando ganha esqueci das pessoas nos aqui do Bairro estamos só esperando um filho de Deus que faça pelo nosso bairro só isso

    ResponderExcluir
  5. A saúde de Santo Amaro está agonizando, a população está pedindo socorro, é inconcebível uma cidade com 65.000 não ter um hospital para atender as necessidades básicas de um cidadão que venha a precisar de um socorro, seja de urgências ou não.

    ResponderExcluir
  6. A prefeitura interferiu tanto na cultura da LAVAGEM DE SANTO AMARO, que as músicas tradicionais que as charangas tocavam ex: Pé dentro Pé fora, Maria pé no mato é hora, as cantigas de Samba de Roda, Marchinhas do passado, deu lugar a cultura da Capital, dando a entender, que a Lavagem da Purificação passou a ser uma extensão da Lavagem do Bonfim, isto é lamentável, precisando corrigir imediatamente, para não haver confusão das histórias no futuro. Há muitas músicas exaltando SANTO AMARO, bota as charangas para executar.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita fé que essa cidade um dia vai ser uma cidade. De competência um dia vamos ser uma cidade de vitrini Ass trf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santo Amaro da Purificação, é uma cidade BERÇO, precisa de boa administração, vitrine, são cidades que apareceram depois, expondo manifestações alheios, se achando detentora.

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...