28 de abril de 2016

Parceria entre estado e município objetiva a segurança dos munícipes em Santo Amaro, através da Defesa Civil

Na manhã do dia 27/04/16, a equipe da Defesa Civil de Santo Amaro esteve reunida em Salvador com as equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- INEMA- e UFBA.
abaab20d-288a-4049-beb7-3d1383dac1a7
O objetivo do encontro foi apresentar o plano de contingência e adotar medidas de prevenção nos bairros, escolas e demais localidades do município, possibilitando assim, prevenir a população em situações de risco como enchentes e deslizamentos.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil no Município, Jamile Oliveira, o encontro com estes profissionais foi proveitoso e oportuno. “Após a enchente no ano de 2015, alguns municípios que também foram atingidos pelas chuvas estão em processo de monitoramento”. Em Santo Amaro,  existem seis réguas indicativas que analisam o nível do rio , além do pluviômetro. Nestas réguas, tanto a defesa civil quanto a própria comunidade podem observar os três níveis que são: Atenção, Alerta e Emergência, permitindo com isso que a população se proteja e se previna”, explicou.
 “A parceria entre o estado e o município é importante, porque proporciona segurança aos munícipes, através da experiência e profissionalismo das equipes que aliam o conhecimento técnico a experiência”, assegura Jamile. Ela ressalta ainda, que paralelo a este trabalho com as equipes do estado, palestras de conscientização nas comunidades e nas escolas irão acontecer, por parte da Defesa Civil.
Estiveram presentes ainda, engenheiros da UFBA e Meteorologista do INEMA. Ficou agendado para o próximo dia 06 de maio, às 10h, um novo encontro para apresentarem a conclusão topográfica do Rio Subaé e o mapeamento de risco destas áreas.
dca6a9b6-1ccb-4b82-88a0-9e4ed86c1296

2 comentários:

  1. Beleza!!! Mas também é necessário que a secretaria de obras do município se movimente para realizar a limpeza da rede pluvial e córregos da cidade antes que a chuva chegue. Atenção !!! A rede pluvial da Av. Ferreira Bandeira que foi recentemente instalada está completamente obstruída na altura da padaria de Cesar do Pão e o riacho da referida avenida está totalmente assoreado, coberto de mato e obstruído por construções irregulares.

    ResponderExcluir
  2. Está certo que Santo Amaro tem histórico de enchentes, mas e os incêndios florestais ou domésticos? A Defesa Civil de Santo Amaro não tem sistema de combate a incêndios e quando precisa chama a Embasa e/ou a Penha. Está na hora do Prefeito pensar nisso e investir para neutralizar nessa fragilidade. As poucas lojas da cidade que tem extintores de incêndio os funcionários não sabem usar. Ricardo analise isso, ok?

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...