4 de maio de 2016

Santo Amaro recebe espetáculos e filmes do repertório do Dimenti



Dois espetáculos de dança e dois filmes serão apresentados entre os dias 10 e 12 de maio em Santo Amaro, numa circulação de repertório dos artistas-gestores da Dimenti Produções Culturais. 

“Souvenir”, de Jorge Alencar, “Desastro”, de Neto Machado, e os curtas “IFÁ” e “Laje do Céu”, de Leonardo França, voltam a encontrar plateias baianas como parte de “Móbile”, projeto de manutenção do grupo que completa 18 anos em 2016. 


Toda a programação é gratuita e compõe atividade de extensão do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (CECULT/UFRB); os filmes serão exibidos nas sessões do Cineclube Guido Araújo. 

A passagem por Santo Amaro começa na terça-feira, 10 de maio, às 19 horas, no Teatro Dona Canô, com a mostra Cine Corpo. Os curtas “IFÁ” (2014) e “Laje do Céu” (2012) refletem a atitude da direção, montagem e roteiro de Leonardo França, que trabalha em seus filmes com a ideia de “argumento detonador”, ao invés de um roteiro prévio tradicional. 

Essa escolha orienta o interesse por uma criação processual, na qual uma situação detonadora conduz as cenas seguintes. “IFÁ” é um filme feito a partir de um jogo de búzios. Um filme como jogo, um jogo como filme. “Laje do Céu” é um docdança que constrói observações coreográficas de Itiúba, no sertão baiano, habitada por games, vaqueiros, motoboys, cactos e internet. 

Na quarta-feira, 11 de maio, às 17 horas, no Jardim de Judite, tem apresentação de “Souvenir”. Feita para acontecer em quintais de casas, terraços e outros espaços a céu aberto, durante o pôr do sol, a peça, estreada em 2011 e já encenada nas cinco regiões do país, é para todos os públicos.

Completando a programação, na quinta-feira, 12 de maio, o Teatro Dona Canô é palco para duas sessões de “Desastro”, às 15 e às 19 horas. Criado em 2012 e também apresentado em diversas cidades do Brasil, o espetáculo é para pré-adolescentes e adolescentes – mas também para adultos nostálgicos e fãs de David Bowie. 

MANUTENÇÃO DE GRUPO: Fundada em 1998 em Salvador, Bahia, a Dimenti Produções Culturais é um ambiente de criação artística e de produção cultural que articula campos como teatro, dança, cinema, curadoria e comunicação. Os artistas-curadores-produtores que estão à frente do coletivo são Ellen Mello, Fábio Osório Monteiro, Jorge Alencar, Leonardo França e Neto Machado. 

“Móbile” é um projeto de manutenção de ações artísticas continuadas que criem bases firmes para os novos modos de funcionamento do Dimenti, potencializando a sua atuação pluriartística com atividades que envolvem pesquisa, criação e difusão. 

MÓBILE
Realização: Dimenti
Apoio: ICBA | Villa Salute | Escola Contemporânea de Dança | Projeto A Dança Ocupa o Porto | CECULT/UFRB
Apoio financeiro: FUNCEB | Fundo de Cultura | Secretaria da Fazenda | Secretaria de Cultura | Governo da Bahia
Instagram: @dimentiproducoes


PROGRAMAÇÃO TOTALMENTE GRATUITA

Santo Amaro

Mostra Cine Corpo: “Laje do Céu” + “IFÁ”, de Leonardo França
Onde: Teatro Dona Canô
Quando: 10/5 (terça), 19h

“Souvenir”, espetáculo de Jorge Alencar
Onde: Jardim de Judite
Quando: 11/5 (quarta), 17h

“Desastro”, espetáculo de Neto Machado
Onde: Teatro Dona Canô
Quando: 12/5 (quinta), 15h e 19h

Endereços:
Teatro Dona Canô: Rua do Imperador, 142, Centro
Jardim de Judite: Rua C, casa 53, Nova Santo Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...