26 de junho de 2016

Cachoeira vira sede do Governo nas comemorações da independência da Bahia,



Com desfile cívico e honras militares, a cidade de Cachoeira foi nomeada sede do Governo do Estado pelo nono ano consecutivo. 
Realizado nesse sábado (25), na presença do vice-governador, João Leão, e dos secretários de Cultura, Jorge Portugal, e Educação, Walter Pinheiro, o ato simbólico marca os festejos do Dia da Independência da Bahia, no 2 de julho. 
"Este ato é uma das coisas mais importantes da Bahia, que é um celeiro de tradições. E Cachoeira é uma das cidades que despontam em primeiro lugar. Nos sentimos muito honrados de estar aqui fazendo este trabalho, levando adiante estas tradições para que isto continue", ressaltou Leão, responsável por presidir a solenidade na ausência do governador Rui Costa. 
Foi na cidade de Cachoeira que, no dia 25 de junho de 1822, foi antecipado o Grito do Ipiranga, que resultou na libertação baiana do domínio português no dia 2 de julho. 
O secretário Portugal enxerga esse momento de transferência do Governo como uma forma de celebrar a história da Bahia. "Estamos aqui recapitulando um fato histórico, que foi quando Cachoeira tornou-se capital da Bahia por conta do sitiamento da cidade de Salvador, por Bandeira de Melo. 
E aí, as forças de resistência vieram pra cá formar o exército que iria libertar definitivamente o Brasil de Portugal", defendeu o secretário.
Informações BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...