14 de julho de 2016

MP da Bahia deflagra “Operação Adsumus” em Santo Amaro e mais tres municípios


Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira, dia 14, nos municípios de Santo Amaro, Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador, a “Operação Adsumus”, que visa combater fraudes em licitações, além de crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, requeridos pelo Ministério Público estadual e deferidos pela Vara Crime de Santo Amaro, estão sendo cumpridos nos municípios.
Adsumus é uma expressão em latim, utilizada como lema do corpo de fuzileiros navais americanos que significa aqui estamos, refletindo o permanente estado de prontificação para a missão.



 De acordo com as investigações, os crimes foram cometidos por uma organização que envolve empresários e agentes públicos da Prefeitura de Santo Amaro. Apurações da Promotoria de Justiça da comarca descortinaram o nascedouro da associação criminosa no seio da Secretaria de Obras.

Foi constatado, inclusive, que as ações eram implementadas com o aval do vice-prefeito do Município. Juntos, empresários e agentes públicos movimentaram milhões, desde 2011, em contratos de obras públicas que se arrastam no tempo, com justificativas de prorrogações “forjadas”.

A fraude consistiria no favorecimento de um grupo específico de empresas para a compra de materiais e locação de máquinas, a serem utilizadas na realização de obras prorrogadas indefinidamente sem justificativas plausíveis.

A partir das investigações, verificou-se intensa movimentação financeira concentrada pelas Empresas Grauthec Construtora Ltda, Oliveira Santana Construções, Serv. Bahia Locações de Máquinas e Equipamentos Ltda e Real Locações de Máquinas e Equipamentos Ltda.

Elas venceram licitações para vultuosas obras ocorridas ao longo dos anos de 2011 e seguintes. Também foi verificada a compra de materiais de construção, exclusivamente, na empresa Ayres Materiais de Construção Ltda.
A Operação foi articulada pelos promotores de Justiça da comarca de Santo Amaro, por membros do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), promotores de Justiça designados e por integrantes da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI).

A Operação conta ainda com o apoio de policiais civis do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO) e Centro de Operações Especiais (COE).
Cecom/MP - Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502

17 comentários:

  1. Estava demorando a deflagração, desta operação pelo Ministério Publico, pois os marginais de colarinho branco, estavam arrotando autoridade, fazendo pouco da justiça estadual da Bahia, falando com os puxa sacos que compram tudo, expressando a população que controlam e monopolizam os poderes, com o apoio do Governador, que segundo o executivo se diz amigo particular.
    Pau neles MPF, vamos agir com justiça lugar de ladrão, é na cadeia.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz pela Justiça em atuar de forma ordeira e limpa em nossa cidade. Porém, essas malditas liminares sempre prevalecem. Faz o L pra inauguração de uma praça...

    ResponderExcluir
  3. DEMOROU..............!

    ResponderExcluir
  4. esse cidadão e candidato a prefeito de santo amaro que vergonha.

    ResponderExcluir
  5. a casa caiu poi.

    ResponderExcluir
  6. vão pagar fiança e ficarão livre para roubar mais em 2017.

    ResponderExcluir
  7. o povo de santo amaro gosta disso roubam mais faz kkkkkk.

    ResponderExcluir
  8. o prefeito sumio.

    ResponderExcluir
  9. cidade das pracinhas olha só que roubo.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente as as leis são fracas pra deixar esses bandidos presos

    ResponderExcluir
  11. Espero que esta lei venha pra meu municipio Teodoro Sampaio

    ResponderExcluir
  12. OU COISINHA! ME DIGA QUEM FOI PRESO? E POR QUÊ? NÃO SEI LER NEM ESCREVER.

    ResponderExcluir
  13. SANTO AMARO ESTÁ CHEIO DE LÉO, É POR ISSO QUE A CIDADE ESTÁ AO LÉU, E CHEGANDO MAIS LÉO.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber do ministério público se o dinheiro roubado dos cofres públicos esses sorrateiros vão devolver investigar é excelente prender é essencial porém todos nó sabemos que o dinheiro desviado não volta eles sabem disso nada que um bom advogado não resolva mais com tudo isso parabéns ao ministério público.

    ResponderExcluir
  15. traz genebaldo de volta ou joao melo ,pimenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos eles matam aos poucos, e na PIRRAÇADA, os insistentes, já que perderam a noção da VERGONHA.

      Excluir
    2. O trio do QUEBRA-QUEBRA.

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...