5 de novembro de 2016

Policiais da Rondesp fazem curso de meditação

Deixando de lado uniformes, coletes à prova de balas e armas de grosso calibre, 40 policiais das Rondas Especiais da Bahia de Todos os Santos (Rondesp BTS) vestiram roupas leves e claras para experimentar a técnica de respiração e relaxamento Sudarshan Kriya, além de Yoga e meditação. 

O curso, que é realizado pela Fundação Arte de Viver com o apoio do Governo da Bahia, começou nesta quinta-feira (3) e segue até este sábado. O objetivo, segundo o diretor adjunto do Departamento de Promoção Social da Rondesp, major Honorato, é diminuir a tensão diária vivida por esses profissionais.



Segundo ele, policias da Rondesp têm grande disposição para desenvolver estados agudos de estresse. "Eu trabalho no administrativo, os que trabalham com o enfrentamento direto sofrem muito disso", afirmou o major, que é um dos adeptos da técnica e garante que já sentiu as mudanças no corpo. 

O curso é um projeto piloto e pela primeira vez é oferecido aos policiais militares no Brasil, de acordo com o coordenador da Arte de Viver, Marcel Queiroz. "A ideia é que esses policiais aprendam e levem isso para a vida deles, vão saber como fazer em casa", disse.
O curso é ministrado pelo argentino Ismael Mastrini, que é o coordenador do curso na América Latina, e inicia com uma sessão de Yoga, depois são ensinadas algumas técnicas de respiração e, no terceiro momento, os alunos aprendem sobre a prática do Sudarshan Kriya. São três horas ininterruptas e voluntários da Arte de Viver acompanham e participam ativamente da ação.

Marcel explica que a base do curso, o Sudarshan Kriya foi criado há 35 anos pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar, fundador da Arte de Viver, e trazido para o Brasil há 18 anos. Presente em Salvador, Recife e no Rio de Janeiro, a Arte de Viver garante que a prática do Sudarshan Kriya desenvolve nas pessoas o equilíbrio e a capacidade de reagir mais tranquilamente às emoções e ansiedades diversas. É o que espera o major Honorato. "É interessante para que nós tenhamos mais equilíbrio nas ações", salientou.
A técnica

Segundo Marcel, o Sudarshan kriya é cientificamente comprovado como uma técnica que diminui a sensação de sofrimento por estresse e sua prática regular faz com quem as pessoas mais estressadas sintam imediatamente os benefícios.


 "Existem várias pesquisas que mostram que o estresse gera várias marcas físicas e mentais, esses estudos também mostram que essa ferramenta de respiração diminui o nível de cortisol, que é o hormônio do estresse", afirmou ele, acrescentando que o exercício não utiliza nenhuma ferramenta, além da próprio corpo.
E completou. "Eles chegaram aqui totalmente diferentes neste segundo dia, a postura, a respiração, mais tranquilos, dormiram melhor", explicou. Ainda de acordo com o coordenador, o Sudarshan kriya é indicado para todas as pessoas que são submetidas a altos níveis de tensão.Todos os participantes aprendem a técnica a ponto de conseguir desenvolver e praticar por conta própria, segundo Marcel.
Os 40 policiais da Rondesp BTS que participam do curso foram escolhidos pelo comando geral da Polícia Militar. De acordo com o major Honorato, em 30 dias os policiais vão ser submetidos a uma avaliação com a fundação para que sejam avaliados os resultados. (Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...