6 de julho de 2017

Secretaria de Saúde de Santo Amaro promove mutirão de combate ao glaucoma

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Amaro, em parceria com a Clínica Oftalmodiagnose, realiza, neste sábado (08), a Ação de Saúde Contra o Glaucoma. 

A ação tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce desta doença e ao mesmo tempo realizar o tratamento dos casos confirmados, evitando assim a perda da visão.

Pessoas acima de 40 anos, hipertensas, diabéticas e que têm casos de glaucoma na família, cadastradas nas unidades de Saúde da Família e na Regulação da Secretaria de Saúde, passaram por triagem e serão submetidas ao procedimento na Policlínica Régis Pacheco, a partir das 07h. É necessário apresentar xerox do RG, cartão SUS e comprovante de residência atualizado.

Glaucoma - É uma designação geral a um grupo de doenças oculares distintas que provocam danos ao nervo óptico e perda da visão.

Estima-se que cerca de um milhão de brasileiros sofram de glaucoma, que é a doença que mais causa cegueira no mundo e que se desenvolve lentamente, durante meses ou anos e, na fase inicial, não causa sintomas.


Porém, alguns deles podem surgir e incluem: diminuição do campo de visão; dor intensa no interior do olho; aumento da pupila ou do tamanho dos olhos; visão turva e embaçada; vermelhidão do olho; dificuldade para enxergar no escuro; ver arcos em volta das luzes; lacrimejamento e sensibilidade excessiva à luz; dor de cabeça forte, náuseas e vômitos.


Se tratado precocemente, é possível retardar ou frear a progressão do glaucoma com medicamentos, tratamento a laser ou cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...