22 de janeiro de 2019

Parte de prédio tombado pelo Iphan desaba em Cachoeira; não houve feridos

Parte de um casarão histórico onde funcionava o antigo Hotel Colombo desabou na cidade de Cachoeira, no recôncavo da Bahia. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou por vistorias recentemente.
O desabamento ocorreu na madrugada de sábado (19/01/19), quando boa parte da estrutura foi ao chão. O prédio estava vazio na hora do desabamento. Ninguém ficou ferido.
Pedaços de paredes ficaram espalhados pela rua, próxima a Praça 25 de Junho, local de importância histórica, porque serviu de ponto de encontro para as lutas pela Independência do Brasil na Bahia.
Em nota, o Iphan informou que o imóvel estava em estado precário e sem telhados há algum tempo, mas que passou por uma vistoria na última semana, e que não foram identificados riscos de desabamento ou danos.
Ainda segundo o Iphan, é provável que o prédio tenha ruído a partir da parte interna. Na segunda-feira (21), o prédio passou por uma nova vistoria.
A próxima etapa, ainda segundo o Iphan, é a notificação do proprietário do casarão, que deverá se responsabilizar pelo imóvel, já que o tombamento é o reconhecimento da relevância de um bem enquanto Patrimônio Cultural, mas não tira do proprietário o dever de manutenção do espaço.
A prefeitura da cidade também se manifestou através de nota, afirmando que, apesar de não ser um imóvel do município, vai colaborar com a restruturação do prédio. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...